OBJETIVOS
- Utilizar os recursos tecnológicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem na escola;
- Possibilitar ao educando o contato com as novas formas de escrita derivadas da comunicação mediada por computador;
- Permitir ao educando utilizar-se de temas transversais como a violência, ética, cidadania, entre outros, como possibilidade de prevenção e fortalecimento de valores necessários à cidadania.
- Implementar práticas de produção textual na escola a partir de uma concepção interacionista;
- Contribuir para o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e da capacidade de reflexão/análise dos educandos.
PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:
alunos da EJA, professores proponentes; do Lied e das demais áreas interessadas.
MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:
- Microcomputador
- Internet
- Data show
PROPOSTAS PRELIMINARES A SER REALIZADAS:
- Orientação e informação sobre a proposta de trabalho;
- Discussão e escolha dos temas transversais que irão subsidiar o trabalho;
- Formação das equipes de trabalho;
- Revisão teórica a respeito das práticas de produção de texto em uma perspectiva interacionista da linguagem;
- Projeção de vídeo sobre o uso pedagógico de histórias em quadrinhos, como referência o escritor Maurício de Souza.
2ª Etapa:
- Navegação em site educacionais e interação nas diferentes mídias;
- Reflexão a respeito das características da narrativa e questionamentos sobre melhores formas de discutir pedagogicamente os conflitos e problemas utilizando histórias em quadrinhos;.
- Escolha das duplas e planejamento da atividade proposta;
- Produção textual para montagem da história em quadrinhos;
- Entrega do trabalho às professoras proponentes para análise, orientação e avaliação.
3ª Etapa:
- Envio por equipe da produção textual para o desenhista escolhido;
- Recebimento da atividade ilustrada e apresentação do trabalho.
- Divulgação do material nas diferentes mídias.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
3º bimestre /2008.
Avaliação:
Participação e desempenho nas atividades de construção e socialização do trabalho.
REFERÊNCIAS:
Material do Curso de Mídias
BREVIS, Matheus (et al). Queremos Paz. Ziraldo (coord). Sistema Positivo de Ensino: São Paulo, 2006.
Teoria Interacionista de Lev S. Vygotsky (1896–1934)
Método Natural de Célestin Freinet (1896-1966).
Muito bom, devemos utilizar mesmo todos os recursos possíveis para educar. Acredito que a educação precisa de inovações a todo momento, o aluno precisa ser motivado.
ResponderExcluirAmei a sugestão da história em quadrinhos e os seus objetivos para planejamento de aula.